Luto na política: morre ex-deputado federal do PT que foi secretário na gestão de Lula

PUBLICIDADE

Morreu na madrugada deste domingo (17) o ex-deputado federal e ex-secretário Roque Zimmermann, conhecido também como Padre Roque, aos 79 anos de idade. Ele estava internado há alguns dias no Hospital Santana Unimed, na cidade de Ponta Grossa. O sepultamento será nessa próxima segunda-feira (18) às 17h. Até o momento não foram reveladas as causas da morte.

O político, que nasceu na cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, é conhecido por Padre Roque por ter exercido essa função na Congregação Missionária Sagrada Família. No ano de 87 ele se filiou no PT.

Já no ano de 92 ele integrou o diretório estadual do partido no Paraná. Após dois anos no cargo ele se elegeu deputado federal e exerceu essa função por 8 anos. Em 2002 ele se candidatou a governador do estado do Paraná, porém ele ficou na quarta colocação.

Mas Padre Roque não se deu por vencido, mesmo derrotado na eleição, que foi vencida por Roberto Requião (MDB), ele foi convidado para chefiar a secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção de seu estado, permanecendo lá por três anos, até 2006.

O político se envolveu em algumas polêmicas nesse sentido, pois surgiram denúncias de que alguns salários de comissionados que tinham contrato com a pasta estariam sendo destinados para uma caixa 2 eleitoral.

Ele se defendeu das acusações, porém se contradisse afirmando que tinha sim uma “repartição” dos vencimentos dos funcionários, que segundo ele, ainda seria uma forma de se fazer a chamada “justiça social”. No ano de 2007 ele deixou o PT e desde então, nunca mais se candidatou a qualquer cargo político.