Pânico em Nova Lima: sirene de barragem é acionada e moradores correm aterrorizados

PUBLICIDADE

Na noite deste último sábado (16), o pânico tomou conta dos moradores de Nova Lima, em alguns dos condomínios no município, após a sirene tocar, alertando a todos sobre a barragem.

Centenas de pessoas que moram em uma área próxima à barragem da Vale, em São Sebastião das Águas Claras, local mais conhecido como Macacos, deixaram suas casas desesperadas e correram em busca de um lugar seguro.

Moradores da região e vários turistas disseram que eles correram como desesperados para chegar aos locais mais altos de Nova Lima, onde estariam seguro. O risco de rompimento da Barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, que também é da Vale, deixou todos aterrorizados. A barragem conta com 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos e a estrutura a montante pode romper.

A Vale disse que resolveu acionar o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração como forma preventiva e que esta decisão foi tomada após analisar os relatórios fornecidos por empresas especializadas.

Corpo de Bombeiros já está na região

Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que dezenas de casas já foram evacuadas e que as sirenes foram acionadas devido a elevação ao nível 2 de risco.

A população foi para o Centro Comunitário de Macacos, que está localizado a cerca de 200 metros da Igreja. As pessoas lotaram o local e tentavam conseguir alguma informação sobre o que estava acontecendo na verdade.

Turistas disseram que houve grande confusão nas pousadas, com todo mundo saindo desesperado sem saber ao certo o que fazer e nem para onde ir.

A Polícia Militar também está no local tentando organizar as rotas de saída, pois é grande o número de veículos querendo sair de Macacos.