in

Trump anuncia vitória dos Estados Unidos sobre Estado Islâmico e causa polêmica

Folha de SP
Publicidade

Donald Trump mais uma vez, mostrou ao mundo que é um líder polêmico e ousado em relação ao relacionamento dos Estados Unidos com o resto do mundo. Ao anunciar neste sábado (16) vitória total dos Estados Unidos sobre o grupo terrorista EI (Estado Islâmico), Trump anunciou que os países europeus devem assumir a responsabilidade sobre 800 presos detidos do grupo terrorista na Síria.

Publicidade

Os EUA pedem a Reino Unido, França, Alemanha e outros aliados europeus que recebam de volta 800 combatentes do EI capturados por nós na Síria e que os levem a julgamento“, afirmou.

Publicidade

Trump ainda ameaçou colocar em liberdade essa centena de terroristas, caso o seu pedido não seja atendido pelos europeus.

Retirada de tropas 

Trump também ordenou a retirada das tropas americanas da Síria, atendendo a um pedido do vice-presidente, Mike Pence. Ele disse que os países europeus devem tomar a frente das ações no país árabe no momento em que os Estados Unidos saírem do campo de batalha.

Publicidade

Trump disse também que os Estados Unidos saem de cena após derrotarem 100% dos seus inimigos e que a partir de agora, é obrigação dos europeus tomarem conta dos terroristas do EI que ainda permearem pela Europa e que eventualmente possam se reunir para ganhar força novamente.

Especialistas afirmam que a decisão de Trump é precipitada e que o Estado Islâmico não foi totalmente derrotado. O fato da retirada das tropas poderá colocar em xeque as vidas dos combatentes aliados dos americanos que vivem na região, como no caso da milícia curda chamada de Forças Democráticas da Síria (FDS), que ficariam sem apoio e amparo  militar e poderiam sucumbir a uma eventual invasão de tropas turcas.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da plataforma I7 network, já trabalhou em outras plataformas de internet, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado. Os principais assuntos do mundo esportivo estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, um dos maiores e melhores sites esportivos da internet.

Segurança que matou jovem no Extra afirma: ‘Meu lema é salvar vidas’

Marina Ruy Barbosa diz se é ou não pivô da separação de José Loreto e Débora Nascimento