65? 80? Saiba agora qual é a idade proposta para a aposentadoria nesta Reforma

PUBLICIDADE

Eis que chega a semana em que o Governo finalmente vai debater a Reforma da Previdência. Após muitos políticos palpitarem sobre estudos e suas opiniões pessoais sobre o que pensam ser uma idade mínima ‘justa’ ou ‘considerável’ para que homens e mulheres desfrutem da aposentadoria, acabou ocorrendo um efeito de grande desinformação, onde muitos não sabem o que, de fato, o Governo Federal deve apresentar para ser votado pelo Congresso Nacional.

Secretário faz a revelação sobre as idades

Bolsonaro tomou sua decisão final em uma reunião com ministros e bateu o seu martelo. O período de transição será de 12 anos, já a proposta final deverá ser assinada no próximo dia 20.

O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que a proposta que o Governo levará para votação, sobre as idades mínimas para aposentadoria integral de homens e mulheres, é de 65 anos para eles e 62 para elas.

As regras atuais – o que vale hoje?

Até que seja aprovada uma nova regra de aposentadoria, hoje, os homens e mulheres se aposentam sem idade mínima, desde que tenham 35 anos de contribuição (homens) ou 30 anos (mulheres). Para quem tem mais de 65 anos (homens) ou 60 (mulheres) também é possível se aposentar integralmente caso tenha o tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Existe em paralelo a fórmula 86/96, que soma a idade com o tempo de contribuição, neste caso é mais simples. Para um homem se aposentar, sua idade mais tempo de contribuição devem ser de no mínimo 96 anos, já para as mulheres 86.