Homem planta uma árvore por dia em ilha durante 40 anos, e resultado é arrasador; assista

PUBLICIDADE

Maior ilha fluvial do mundo, Majuli corre o grande risco de desaparecer. Isso porque nos últimos 70 anos, ela encolheu mais da metade, e agora corre o risco de desaparecer por completo nos próximos 20 anos.

Enquanto algumas autoridades indianas vêm estudando o que fazer para não deixar que a ilha desapareça por completo, um homem surpreendeu com sua linda atitude.

Jadava Payeng, que mora há muito tempo na ilha, resolveu plantar árvores no local para não deixar que o desaparecimento aconteça. Porém, a história começa lá atrás, quando ele tinha 16 anos. Na época, a ilha estava passando por um problema de calor excessivo devido à falta de verde. Por conta disso, diversas serpentes estavam morrendo.

Pensando no que fazer para salvar os animais, Jadava resolveu plantar árvores. Ao plantar uma por dia, o homem chegou a 500 hectares plantados. Hoje, o lugar é habitat de vários animais, como tigres-de-bengala, rinocerontes indianos, além de uma manada de cem elefantes ou mais que visita há região todos os anos.

Para que se tenha uma ideia do tanto que ele plantou até hoje, a área é maior que a do Central Park, localizada na região de Nova York, nos Estados Unidos. O que anteriormente era considerada uma terra praticamente sem vida, hoje exibe um verdadeiro oásis.

Em uma entrevista que concedeu ao The Times Índia, Jadava contou como foi o início dessa longa trajetória de plantação: “As cobras morreram no calor, sem nenhuma sombra de árvore. Eu sentei e chorei sobre suas formas sem vida. Foi uma carnificina. Eu alertei o departamento florestal e perguntei a eles se poderiam fazer árvores crescer lá. Eles disseram que nada cresceria lá”.