Queniano cria luvas que convertem língua de sinais em áudio

PUBLICIDADE

O que o queniano Roy Allela, de 25 anos mais queria era conseguir se comunicar com sua sobrinha que nasceu com deficiência auditiva. Ele percebeu que, para quem não está familiarizado com a linguagem de sinais, encontra uma enorme dificuldade para entender o que o deficiente tem a falar.

Como já dizia o velho ditado, ‘a necessidade é a mãe da invenção’, e foi por desejar imensamente conseguir se comunicar com a sobrinha e vê-la tendo a oportunidade de ser entendida que Roy criou a luva que converte a linguagem de sinais em som em tempo real.

Homem cria luvas que convertem língua de sinais em áudio

De acordo com o jornal Extra, Roy está extremamente feliz com o resultado de sua invenção, que foi batizada como Sign-IO. Para que a luva funcione da maneira correta foi criado um aplicativo capaz de transformar as letras e palavras em som que, quando encaminhados para o sistema Android, são convertidos em um diálogo, o que facilita a comunicação interpessoal, permitindo que ele tenha uma melhor qualidade de vida.



Através do aplicativo é possível escolher o idioma, gênero e até mesmo o timbre de voz que será utilizado, com resultado acurado em até 93%. Roy afirma que as crianças adoram as luvas e acham até mesmo interessante usá-las, já que serve como pretexto inclusive de interação com os demais que se aproximam para saberem do que se trata.

“Ela combate o estigma associado à surdez ou a qualquer impedimento de fala. A luva é legal, e todo garoto ou garota quer saber o motivo pelo qual alguém a está usando”, afirma Allela, que já recebeu diversos prêmios e indicações pela sua invenção.