Doce de abóbora de cortar: uma receita deliciosa e super fácil de fazer

Difícil encontrar alguém que não goste desse doce simples, caseiro e que nos lembra a infância.

PUBLICIDADE

A abóbora é um vegetal rico em nutrientes, vitaminas e minerais e é versátil na culinária, pois pode ser utilizada em diferentes pratos, de doces a salgados, o seu sabor geralmente agrada a todos.

Antigamente,  o doce de abóbora em pedaço era um clássico. Quando pensamos na infância, para muitos vem em mente o doce que comprávamos na venda, na mercearia ou no bar.  Em forma de coração, em duas cores diferentes, amarelo ou escarlate escuro, era uma delicia, tinha sabor de roça, de simplicidade, e muitos não resistiam.  

Os tempos mudaram, mas a verdade é que o doce de abóbora continua sendo um clássico, em calda, em geleia, em pedaços de cortar, ou ainda em bolos e tortas, a abóbora é muito apreciada na mesa do brasileiro.  E para lembrar das tardes de domingo na casa da vovó, porque não preparar essa delicia que tem sabor de infância?   

Na casa da vovó de final de semana, não faltava doce de abóbora, depois do almoço era aquele alvoroço na espera da sobremesa, por essa razão que esse doce nos leva diretamente ao tunes do tempo e nos faz lembrar da infância e dos momentos passados em família.  

A receita é bem simples, basta colocar as mãos na massa e seguir o passo a passo logo abaixo, bom apetite.

Ingredientes do doce de abóbora de corte  

1 kg de abóbora (paulista ou de pescoço) descascada e picada   

1 kg de açúcar cristal   

1 canela em pau   

3 cravos-da-índia   

1 colher (chá) de vinagre branco   

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo  

Numa panela, coloque a abóbora descascada e picada, a canela, o vinagre, os cravos e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo até que a água seque e a abóbora fique macia. Tire os cravos e a canela. Amasse bem a abóbora. Acrescente o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando.   

Quando começar a ficar mais grosso, mexa sem parar até que o doce se solte do fundo da panela. Depois, despeje o doce em uma assadeira untada com manteiga sem sal ou sobre uma superfície lisa untada. Deixe o doce ficar morno e pronto, pode cortar em retângulos. Deixe secar por cerca de 2 horas e via, pronto pra servir e ser degustado.