Bolsonaro ganha queda de braço com Paulo Guedes e comemora aumento de imposto no Twitter

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro mais uma vez utilizou o Twitter para informar seus seguidores de uma importante mudança em seu governo. A decisão tomada pelo presidente é a de aumentar o imposto sobre o leite em pó oriundo da União Européia. A intenção do governo é compensar a medida feita pelo Ministério da Economia do fim da taxa antidumping.

A medida tomada por Bolsonaro é de caráter protecionista e visa atender a um pedido feito pelos parlamentares ruralistas e protegendo os produtos fabricados dentro do país dos produtos importados. A decisão irá manter a competitividade dos produtos fabricados no Brasil com a entrada dos importados.

A partir de agora, a taxação antidumping do leite em pó que era de 14,8% para a União Europeia, será acrescido de mais os 28% da taxa atual de importação. A soma da nova taxação será de 42,8%.

O aumento de taxação veio ao conhecimento do presidente após uma reclamação feita pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Ela reclamou da decisão que entrou em vigor no último dia 06 de fevereiro que colocava fim a taxa antidumping.

Segundo a ministra, o fim da taxação poderia trazer uma avalanche de produtos da União Europeia no mercado brasileiro com um preço muito abaixo do que é apresentado atualmente no país, trazendo uma grande queda do preço doméstico do leite em pó.

A Frente Parlamentar da Agropecuária composta de 250 parlamentares comemorou a decisão de Bolsonaro e disse que houve um grande empenho do presidente para resolver o impasse.