Amido: um produto com mil e uma utilidades e que você desconhece totalmente

PUBLICIDADE

Amido ou Maizena, como é popularmente conhecido, é uma espécie de farinha muito utilizada na culinária. Dela podemos fazer mingau para crianças usando-o para engrossar o leite e deixá-lo mais sustancioso, como também utilizamos em frituras para empanar carnes e legumes, em doces, tortas, bolos e cremes variados.

No entanto, o amido é um produto que tem outras faces que poucos conhecem e pode ser utilizados em diferentes modos surpreendentes. Um dos benefícios desse produto é hidratar cabelos fazendo o efeito botox natural. Em poucas palavras, o amido recupera a fibra do cabelo de forma natural, dando vida e brilho. Para hidratar os cabelos com amido é bem simples: basta misturar 2 colheres de sopa do amido com mel e leite, depois aplicar no cabelo úmido e deixar agir por 30 minutos. Em seguida, lave-os como de costume.

Outro beneficio surpreendente é seu efeito anticéptico. Crianças pequenas sofrem muito com a estação do verão, principalmente em países tropicais como o Brasil, onde as temperaturas são exageradamente altas. Os pequenos tendem a sofrer de alergias, erupções na pele, assaduras nas dobras, bumbum, costas, e tudo isso pode ser evitado usando o amido, que além de deixar a pele bem sequinha, hidrata e prolonga a sensação de alivio. 

O amido também limpa manchas de gordura das roupas. Quando estiver passando roupas e identificar uma mancha de gordura, basta polvilhar um pouco de amido sobre a mancha e passar o ferro sem vapor varias vezes por cima, aos poucos a trama do tecido absorve o amido e num passe de magica a mancha de gordura desaparece. O mesmo se aplica para manchas de graxa. 

Um outro uso surpreendente é aquele do efeito de talco provocado quando aplicado em cabelos extremamente oleosos. Se uma pessoa possui cabelos muito oleosos e por essa razão deve lava-los com frequência, pode recorrer ao amido. O processo é bem simples: basta polvilhar o amido de mais nas mechas e massagear levemente que aquele efeito oleoso desaparece. 

E tem mais ainda, o amido também pode ser um excelente remédio para a diarreia. Basta misturar uma colher de sopa de amido em um copo de 200 ml de água e algumas gotas de limão e tomar, aos poucos as fezes vão endurecendo novamente.  Muitas pessoas quando são surpreendidas por viroses, costumam ter vomito e diarreia, no caso, o amido não só alivia as náuseas como também age diretamente no endurecimento das fezes.

E se o leitor tiver animais em casa, o amido pode ser um excelente aliado para tirar nós dos pelos dos bichinhos. Basta polvilhar o amido sobre o nó e escovar com delicadeza, aos poucos os fios entrelaçados vão se soltando, o que facilita muito a escovação dos pets. Esse procedimento vale também para os animais que passam muito tempo sem tomar banho, para evitar cheiro e o embaraçamentos dos pelos, passe amido duas vezes por semana.

Para ter cabelos sempre hidratados e acelerar o crescimento, você pode fazer uma máscara capilar à base de amido e leite de coco, anote essa receita abaixo e experimente. A receita foi uma dica da Ana Maria Braga.

Ingredientes

  • Meia colher (sopa) de amido de mais (maizena)
  • 1 colher (sopa) de leite de coco
  • 150 ml de água
  • 2 colheres (sopa) de creme para cabelos, pode ser máscara capilar, fica a seu gosto, o creme vai dar consistência à receita e acelerar o efeito da mascara capilar. 

Preparo: em uma pequena panela leve o leite de coco, a água e o amido. Mexa continuamente para não empelotar, depois que o mingau estiver pronto, junte o creme de cabelo que você escolheu e mexa até obter uma mistura homogênea.

Reserve até esfriar por completo e depois aplique mecha por mecha. Deixe agir por aproximadamente 30 a 40 minutos. Se quiser pode colocar uma toalha quente na cabeça ou apenas passar papel alumínio em volto do cabelo. Em seguida, lave e enxague conforme o costume.