Saiba a trajetória de Ricardo Boechat, jornalista morto hoje em São Paulo

PUBLICIDADE

Morreu hoje, segunda-feira (11), Ricardo Boechat. As primeiras informações foram que a aeronave colidiu com um caminhão, que andava na via no momento da queda, morreram também o piloto e co-piloto carbonizados. Boechat estava dentro do helicóptero no momento da queda.

Um condutor que estava no local no momento da tragédia, chamado Felipe Araujo, concedeu uma entrevista sobre o acidente e relatou o que viu. “A aeronave foi perdendo altura e foi direcionando justamente para o espaçamento do Rodoanel, onde há aquela vazão da pista debaixo. Então, percebi que ele foi perdendo altura. Pensei que fosse um pouso. Como estava muito rápido, a gente percebeu que era uma queda. Rapidamente surgiu muita fumaça escura”, disse.

Quem foi Ricardo Boechat?

Ricardo Eugênio Boechat nasceu dia 13 de julho de 1952, em Buenos Aires, na Argentina. É filho de um diplomata brasileiro e iniciou sua carreira em 1970, no extinto jornal Diário de Notícias. Também nessa época, iniciou seu trabalho como colunista, colaborando com a equipe de Ibrahim Sued.

Em 1983 foi para o jornal O Globo. Em 1987, ocupou por seis meses a Secretaria de Comunicação Social no governo Moreira Franco (1987-1991). Após o período, voltou para O Globo.

Boechat se envolveu em algumas polêmicas, a mais recente com Silas Malafaia, quando dirigiu suas críticas a líderes religiosos: “Os evangélicos são uma massa monumental de brasileiros, sempre ficam muito sensíveis quando se faz alguma crítica que generalize a abordagem. E nesse sentido, quero deixar bem claro que essa crítica é uma crítica muito dirigida a pastores e algumas igrejas neopentecostais, e alguns grupos específicos dentro de algumas agremiações religiosas que estão estimulando e levando a cabo ações de hostilidade contra outras religiões, especialmente as religiões de origem africana“. A fala provocou a ira de diversos líderes religiosos, principalmente de Malafaia, que até mesmo ameaçou processar o jornalista.

Ganhador de três prêmios Esso, Boechat teve uma coluna semanal na revista ISTOÉ. Boechat é o recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se; e o único a ganhar em três categorias diferentes: Âncora de Rádio, Colunista de Notícia e Âncora de TV. Em pesquisa do site Jornalistas & Cia, em 2014, que listou cem profissionais do setor, Boechat foi eleito o jornalista mais admirado.