Os sapos engolidos durante o dia se tornam insônia na madrugada

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sofrem com insônia, pois, durante a noite, enquanto todos estão dormindo, o silêncio faz com que as vozes da cabeça fiquem mais altas. Sozinhos com os próprios pensamentos, as pessoas lembram os problemas mal resolvidos e não conseguem dormir.

Isso é muito comum e uma forma saudável de resolver o problema seria ter mais assertividade, falando o que pensa e, principalmente, aprendendo a dizer “NÃO”. O problema é que muitas pessoas não conseguem expressar em palavras os seus sentimentos e, talvez por medo de se expor ou de ferir alguém, calam.

A insônia é apenas uma consequência de pessoas que ‘engolem sapos’. Esse perfil é muitas vezes de pessoas ‘boazinhas’ demais ou que não conseguem colocar para fora sua insatisfação com alguma pessoa ou situação.

Hoje em dia, com o egoísmo que impera na sociedade moderna, a maioria dos indivíduos quer muito ser ouvido, mas não quer ouvir. Muitos querem ser compreendidos, mas não querem compreender. Assim, instala uma guerra de quem tem mais razão ou de quem se importa menos com o outro.

Muitas pessoas buscam atendimento psicológico justamente para poderem ser validadas em seus sentimentos e buscarem a ‘cura pela fala’. Durante a psicoterapia, a pessoa pode expressar em palavras o que sente, compreendendo melhor a si mesmo e ‘colocando para fora’ tudo que está engasgado.

Uma boa conversa com amigos também pode ser terapêutico, pois a pessoa se sente acolhida, compreendida e amada, melhorando o sono e tendo mais paz e tranquilidade para viver.