in

Os sapos que engolimos durante o dia se tornam insônia de madrugada

Reprodução/ Veja.

Muitas pessoas sofrem com insônia, pois durante a noite, enquanto todos estão dormindo, o silêncio faz com que as vozes da cabeça fiquem mais altas. Sozinhos com os próprios pensamentos, as pessoas lembram os problemas mal resolvidos e não conseguem dormir.

Isso é muito comum e uma forma saudável de resolver o problema seria ter mais assertividade, falando o que pensa, e principalmente aprendendo a dizer ‘NÃO’. O problema é que muitas pessoas não conseguem expressar em palavras os seus sentimentos e, talvez com medo de se expor ou de ferir alguém, se calam.

A insônia é apenas uma consequência de pessoas que ‘engolem sapos’. Esse perfil é muitas vezes de pessoas ‘boazinhas’ demais, ou de pessoas que não conseguem colocar para fora sua insatisfação com alguma coisa.

Hoje em dia, com o egoísmo que impera na sociedade moderna, as pessoas querem muito serem ouvidas, mas não querem ouvir. Muitos querem ser compreendidos, mas não querem compreender. Assim, se instala uma guerra de quem tem mais razão ou de quem se importa menos com o outro.

Muitas pessoas buscam atendimento psicológico justamente para poderem ser validadas em seus sentimentos, e buscarem a “cura pela fala”. Durante a psicoterapia, a pessoa pode expressar em palavras o que sente, compreendendo melhor a si mesmo e ‘colocando para fora’ tudo que está engasgado.

Uma boa conversa com amigos também pode ser terapêutico, pois a pessoa se sente acolhida, compreendida e amada, melhorando o sono e tendo mais paz e tranquilidade para viver.

Leia Também

Escrito por Carolina Mello

Apaixonada por séries, filmes, animes e tudo ligado a cultura popular japonesa. Amante das artes, leitura e escrita, resolvi fazer de um hobby uma profissão.

Cristiano Ronaldo fez o que ninguém conseguia desde 1993

Sevilla pede outro jogador reserva do Corinthians em troca por Arana