Bolsonaro vai invadir Venezuela e tirar Maduro do poder à força?

PUBLICIDADE

Bolsonaro pode intervir na crise que acontece na Venezuela e ajudar a tirar o presidente de lá, Nicolás Maduro, do poder? É isso o que quer um grupo que apoiou a eleição do líder do PSL e que, recentemente, reuniu-se com o presidente brasileiro, antes da nova internação para a cirurgia de reversão de colostomia.

Por enquanto, o que Bolsonaro fez foi reconhecer o opositor de Maduro, Juan Guaidó, que é presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, como o presidente interino do país. Além do Brasil, pelo menos 40 países tomaram a mesma atitude. 

Grupo pede apoio ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para ajudar na crise da Venezuela

Alguns veículos da imprensa, no entanto, garantem que é interesse de Bolsonaro discutir a crise da Venezuela até com o presidente norte-americano, Donald Trump. Nessa semana, Trump, através do governo dos Estados Unidos, tentou enviar ajuda humanitária ao país, mas foi impedido por Maduro. 

O grupo que pediu a ajuda de Jair Bolsonaro é o chamado Grupo de Lima, composto pelos países mais relevantes da América Latina e o Canadá, que pediram também para que a Força Armada Nacional venezuelana também apoiasse Guaidó.

O deputado é tido por parte da comunidade internacional como uma opção viável para garantir eleições livres e uma transição democrática de poder na Venezuela, visto que o pleito presidencial de 2018 não foi reconhecido por diversos países.

Vale lembrar que a Venezuela passa por uma das maiores crises humanitárias do planeta. A população não tem acesso a itens básicos, como remédios. Maduro diz que não vai deixar o poder, a não ser à força.