Muitos vão errar! Você sabe a resposta da expressão 8 ÷ 2 x ( 2 x 2)?

PUBLICIDADE

A mais nova febre das redes sociais são os desafios das questões matemáticas. Existem regras simples, mas maioria das pessoas se esqueceram e acabam errando no resultado final.

Muito mais do que um simples desafio, esse tipo de questão é bem comum em concursos e provas para conseguir vaga em alguns colégios técnicos importantes. Fora isso, no dia-a-dia pode ser útil.

A maioria das pessoas adoram desafios, por mera diversão, por isso um canal no Youtube chamado “Isso é Genial” propôs a resolução da expressão 8 ÷ 2 x ( 2 x 2). As alternativas são:

  • A) 1
  • B) 16

De acordo com a explicação do Youtuber, em uma questão matemática a primeira coisa que deve ser resolvida são os parênteses. Portanto, ficaria 8 ÷ 2 x (4). Em seguida, deve-se resolver da esquerda para a direita. Assim, ficaria 4x (4) = 16. 

Confira a explicação detalhada no vídeo:

A regra matemática para esse tipo de questão é que deve-se resolver sempre em primeiro lugar os parênteses, depois as divisões e multiplicações e em seguida soma e subtração. No caso dessa expressão há somente multiplicação e divisão. Qual vem primeiro?

As duas têm prioridade, mas deve ser respeitada a regra da resolução feita da esquerda para a direita, portanto a divisão seria resolvida primeiro e depois a multiplicação.

Resumo: Resolva primeiro os parenteses ou colchetes, se tiver. Segundo, resolva primeiro multiplicação e divisão para depois resolver soma e subtração. Terceiro, considere a questão sempre da esquerda para a direita. Essas regras valem para qualquer problema de matemática simples.