Novo teste de DNA pode dizer a data da morte de uma pessoa

PUBLICIDADE

Atualmente, os pais de uma criança podem escolher a data de nascimento que preferem para seus filhos, basta planejar a gravidez, acompanhar com um obstetra e marcar o dia do parto por meio de cesariana. Mas ninguém consegue dizer com precisão a data da morte de uma pessoa, só que isso pode ficar para trás.

A data da morte de uma pessoa poderá ser prevista

Várias pessoas gostariam de saber quanto tempo ainda tem aqui na terra. Isso parece assustador, mas um geneticista alemão chamado Steve Horvath quer a todo custo descobrir quanto tempo as pessoas têm de vida. E parece que está quase conseguindo.

Ele está desenvolvendo um projeto chamado DNAm GrimAge. Este projeto de pesquisa já está sendo aguardado pelo setor de Seguros. O Dr. Steve é professor de Genética Humana da faculdade de Medicina da UCLA e prevê o tempo de vida de uma pessoas utilizando como base tecidos, pele e sangue do indivíduo. O erro médio do mecanismo varia entre 3,6 anos.

Durante o estudo, foram avaliados tecido e sangue de pessoas vivas e o processo de envelhecimento de acordo com a idade, além de testes em pessoas vivas, também foram comparados tecidos de mortos para apontar resultados que na maioria das vezes se aproximou da data de morte verdadeira.

Apenas mortes acidentais não podem ser apontadas no exame

É claro que os testes só apontam a data de morte para pessoas que morrem de causas naturais de acordo com o processo de evolução de DNA interno de cada um o evento morte em caso de acidentes não pode de forma alguma ser previsto com antecedência.

Esse novo estudo pode revolucionar o setor de seguros de vida ou mesmo modificá-lo drasticamente visto que sabendo a data da morte natural uma pessoa só poderia fazer um seguro de vida por motivo de acidente. Os estudos ainda não finalizaram, mas em um futuro bem próximo a data da morte das pessoas poderá ser prevista.