Hipertensão: uma doença silenciosa que chega sem avisar, mas causa danos enormes

PUBLICIDADE

Uma grande parcela da população sofre de pressão alta em algum momento da vida. Entretanto, elas ignoram que o diagnóstico possa ser uma hipertensão.

Isso acaba fazendo com que a pessoa contraia doenças mais graves que pode levar até a morte. É vital fazer a medição de sua pressão arterial para saber se está tudo bem, pois só assim saberá se corre algum risco maior.

A hipertensão existe quando as artérias que estão elevadas demais. As pessoas mais propensas a este problema são aquelas que fumam, consomem muita bebida com teor alcoólico, estão acima do peso, são sedentárias ou tem péssimos hábitos alimentares.

Entretanto, esses não são os únicos motivos que podem levar a hipertensão, pois é considerada uma doença genética também.

Quando a pressão sanguínea está alta, o coração acaba fazendo mais pressão, ou seja, trabalhando mais. Isso faz com que o músculo cardíaco se torne mais espesso, mais rígido e tenha dificuldade em relaxar.

Todo o corpo é afetado pela pressão alta, já que todas as funções tentam se adaptar a ele, assim como o corpo tentando se defender de alguma infecção. Fique atento aos principais sinais da doença.

Veja 9 exemplos de como a doença pode refletir no seu corpo:

Hemorragia nasal

Dentro do nariz existem veias pequenas que facilmente sangram. Muitas vezes pode sangrar por termos apenas um pequeno resfriado, entretanto, de acordo com a American Heart Association, se sua pressão arterial estiver alta, você pode ter uma forte enxaqueca, seguida de sangramento. A recomendação é que se aguarde cinco minutos para ver se passa, se nada mudar ligue para o médico imediatamente.

Cansaço crônico

Se você costuma se sentir cansado sem fazer nada, procure um médico urgente, pois, isso pode ser um sintoma da doença causada pela pressão alta.

Dor de cabeça

As dores na cabeça geralmente são inofensivas, mas se isso acontecer com frequência sem nenhum motivo aparente, é sinal de que algo está errado.

Obesidade

Pessoas com sobrepeso, geralmente são menos ativas, o que pode acabar fazendo com que sua pressão suba. Além de causar cansaço extremo, ela ainda pode ter dificuldade em respirar.

Dificuldade em respirar

Cansaço, dificuldade em respirar e pressão alta, são sintomas da doença que podem acabar te afetando de maneira drástica.

Roncar

Muitos estudos associam o ronco ao fato de ter pressão alta. Apneia do sono é caracterizada por roncos altos.

Derrame nos olhos

A lesão vascular é mais comum em pessoas que tem diabetes e problemas de pressão alta. Um derrame pode ser um grande sinal de que a pessoa seja hipertensa.

Tonturas

Se a tontura surgir por qualquer razão que não seja normal, é recomendável que se procure um especialista para verificar o que acontece.

Zumbidos

Os zumbidos podem ser provocados pela hipertensão. Essa conclusão foi dada por Chistopher Cederroth.

Importante lembrar que para qualquer diagnóstico é necessário consultar um médico para tirar suas dúvidas e indicar o melhor tratamento.