Bolsonaro muda de opinião em assunto polêmico e surpreende aliados

PUBLICIDADE

A concessão de indultos a presos sempre foi uma questão muito polêmica entre brasileiros e também entre a classe política brasileira. E o presidente da república, Jair Bolsonaro sempre foi enérgico em suas posições quando questionado sobre o tema, alegando que não concordava com as concessões de indultos, principalmente no que dizia respeito ao indultos a presos portadores de doenças graves ou terminais.

Mas nesta sexta-feira (08), Bolsonaro mudou de opinião, e decidiu assinar um decreto que beneficiará com indulto presos com doenças graves ou terminais.  A informação foi divulgada pelo porta-voz da presidência, general Otávio do Rêgo Barros durante entrevista coletiva divulgada na sala de imprensa do hospital Albert Einstein.

Questionado sobre a mudança de pensamento do presidente, o porta-voz afirmou que não houve mudança de posição e sim uma “amadurecimento de posição” do presidente sobre o polêmico tema.

Daquele momento para agora foi uma evolução de análise e eu não diria que mudança de posição, houve amadurecimento de posição“, afirmou o porta-voz da república.

Indulto só é permitido por presidente

A possibilidade de presos receberem indultos é uma medida extraordinária e prevista na Constituição Brasileira, no entanto, só cabe ao presidente assinar tais decretos ou não.

No ano passado, Michel Temer desistiu de última hora de assinar um indulto de natal a presos que apresentavam as mesmas condições de saúde. Em 2017, Temer foi de opinião contrária e assinou indulto a presos na mesma condição, a atitude gerou grande polêmica, pois beneficiava presos sentenciados por crimes de corrupção.