in

Outra barragem da Vale ameaça romper e faz população fugir desesperada

OTempo
Publicidade

Centenas de pessoas em Barão de Cocais tiveram que sair correndo de suas casas na madrugada desta sexta-feira (08), com medo de acontecer uma tragédia igual à de Brumadinho.

Moradores das comunidades de Tabuleiro, Socorro e também Piteiras, que ficam em Barão de Cocais, Minas Gerais, acordaram com as sirenes anunciando o risco de rompimento de uma barragem da vale.

Publicidade

A barragem Sul Superior da mina Congo Soco corre o risco de romper e a ANM – Agência Nacional de Mineração, achou melhor acionar o plano de emergência e as sirenes alertaram a todos.

Publicidade

O risco de um novo rompimento de barragem acontece exatamente após duas semanas da tragédia em Brumadinho. No dia 25 de janeiro a barragem da Vale rompeu na região metropolitana de Belo Horizonte, causando mortes e muita destruição.

Publicidade

Risco de rompimento

A mineradora informou que foi preciso iniciar o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração porque existe o risco de rompimento, mas garantiu que é uma atitude preventiva.

A Walm, consultoria internacional, declarou que há instabilidade na estrutura da mina Congo Soco e a população acaba ficando sem saber o que de fato está acontecendo e se há risco de um rompimento ou não.

A Vale divulgou um comunicado garantindo que vem intensificando as inspeções no local e que será utilizado um equipamento com alto poder de detecção de movimentos, mesmo aqueles milimétricos.

Outra decisão da mineradora é trazer consultores internacionais que farão uma análise da situação, mas isto acontecerá somente no domingo, dia 10.

Publicidade
Russel

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br