Obesidade nunca mais! A cura pode estar sob seus pés; descubra

PUBLICIDADE

Uma missão difícil de se fazer é encontrar alguma pessoa que esteja plenamente satisfeita com o próprio corpo. É quase certo alguém se olhar para o espelho e apontar alguns defeitos, seja o tipo do cabelo, a sua altura, uma desproporção nos pés, entre uma infinidade de características que, se possível, certamente a pessoa mudaria.

Mas uma coisa ninguém pode negar: uma condição que praticamente a maioria se queixa é do resultado de quando se sobe em uma balança. O peso é sempre o vilão da história. E a ficha cai quando aquela calça antiga já não cabe mais como antes ou, por exemplo, subir um pequeno lance de escada é praticamente igual a respirar depois de ter prendido a respiração por 1 minuto.

Brincadeiras à parte, o peso pode realmente ser uma questão de vida ou morte, principalmente nos casos de sobrepeso e obesidade, que é considerada uma doença. Estudos mostram que o percentual da população mundial obesa aumentou bastante nas últimas décadas e esse crescimento tende a aumentar. Mas há uma luz no fim do túnel.

Tahnee Dening, cientista da Universidade do Sul da Austrália, estava estudando a relação entre os elementos químicos presentes na argila e as drogas inibidoras do estado de psicose até notar algo: a argila absorvia pequenas amostras de gordura da área do corpo onde a pesquisa era realizada.

Além disso, a pesquisadora notou um comportamento inusitado da argila como ela própria descreve: “Não só os materiais argilosos estavam aprisionando as gorduras dentro de sua estrutura de partículas, como também as impediam de serem absorvidas pelo corpo, garantindo que a gordura simplesmente passasse pelo sistema digestivo. Foi esse comportamento único que imediatamente sinalizou que poderíamos estar em algo significativo”, explica. 

A descoberta, quase que por acaso, deve-se ao princípio ativo do mineral montmorilonita presente na argila. Esse componente já está sendo utilizado em experiências com ratos de laboratório e apesenta resultados muito satisfatórios. A próxima etapa é que um medicamento da indústria do emagrecimento seja criado e que a cura pela argila enterre de vez a obesidade.