Estudos revelam que os cérebros das mulheres são anos mais novos que os dos homens

Na mesma idade, o das mulheres é biologicamente três anos mais jovem que o dos homens.

PUBLICIDADE

Através dos exames cerebrais de 84 homens e 121 mulheres, com idades entre 20 e 82 anos, os pesquisadores apontaram que o cérebro feminino é cerca de três anos mais ‘jovem’, em média, do que os do homens.

Um estudo recente, publicado no PNAS (Proceedings of National Academy of Sciences), mostrou que o cérebro feminino é cerca de três anos mais ‘jovem’ em média do que os dos homens da mesma idade cronológica. 

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, localizada no estado de Missouri, Estados Unidos, analisaram o metabolismo do cérebro humano, especificamente na forma como ele processa a glicose, e isso muda de acordo com a idade da pessoa.

À medida que a pessoa cresce, o cérebro queima menos e menos calorias em um processo chamado glicólise aeróbica, que acompanha o crescimento e o desenvolvimento do cérebro. De acordo com esses dados, os pesquisadores decidiram comparar os exames cerebrais de 84 homens e 121 mulheres, entre 20 e 82 anos, para verificar como seus cérebros processam a glicose.

Assim, os cientistas revelaram que, ao contrário da ‘idade cerebral’ de voluntários foi de aproximadamente três anos, em média, de modo que os cérebros de mulheres teria até três anos mais jovem, biologicamente falando, do que os homens da mesma idade cronológica.

De acordo com especialistas, resta investigar se essa descoberta pode explicar o fato de que mulheres mais velhas têm menor probabilidade de perder a memória, o declínio do desempenho mental do que homens da mesma idade.