Facebook Messenger finalmente vai permitir apagar mensagens depois de enviadas

PUBLICIDADE

Facebook anunciou que está dando a todos a opção de “Unsend” – excluir e realmente remover – mensagens em seu aplicativo de mensagens instantâneas, o Messenger.

Talvez você se lembre do furor do último ano, quando foi revelado que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, dera a si mesmo esse privilégio, mas não aos usuários comuns. Graças ao TechCrunch, descobriu-se que Zuckerberg usou seu poder executivo para permitir a si mesmo (e a outros executivos) remover mensagens enviadas para as caixas de entrada de outras pessoas (e dos servidores do Facebook), que ele passou a fazer em 2010.

Como um usuário comum, você pode “excluir” uma mensagem pressionando e mantendo pressionada uma mensagem e selecionando “Remover”, mas ela não exclui a mensagem do destinatário, apenas aquela que aparece na sua caixa de entrada. Clicar no botão Remover abre a opção “Remover para você”, que significa literalmente remover somente para você. (Desculpa por alguém que acidentalmente enviou uma mensagem e suspirou aliviado por terem conseguido apagá-la e agora está percebendo, para seu horror, que nada adiantou.)

Após a reação sobre o tratamento especial de Zuckerberg e para “segurança”, o Facebook anunciou que reconheceu que tinha dado aos seus executivos opções de privacidade não disponíveis para os usuários e planejava lançar o recurso de remoção para todos. Até aquele dia, eles disseram, Zuckerberg não teria permissão para usar o recurso.

A nova opção, lançada oficialmente ontem, agora dá a você a chance de “Remover para todos”, o que significa que sua mensagem será removida da caixa de entrada do destinatário ou do bate-papo em grupo e dos servidores do Facebook (eventualmente). Há apenas uma pequena condição: você deve excluir dentro de 10 minutos do envio da mensagem.

Cancelar uma mensagem nos primeiros 10 minutos de envio significa que você pode corrigir um erro ou recuperar algo que você se arrepende de enviar, mas não pode voltar e editar seu histórico de mensagens. O Facebook também confirmou que manterá as mensagens excluídas por “um período de tempo limitado”, caso alguém queira denunciar abuso, antes de removê-las permanentemente.

“Precisamos ter certeza de que não abriremos novos espaços para o bullying. Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão enviando mensagens ruins para você e, em seguida, removendo-as porque, se você as denunciar e as mensagens não estiverem lá, não podemos fazer nada “, disse o chefe do Messenger, Stan Chudnovsky, ao TechCrunch.

Então, com certeza você está ansioso para descobrir quando esse novo recurso estará disponível. Bem, ele deve estar disponível para Android e iOS a partir de agora, então atualize seus aplicativos e sistemas operacionais e seus dias de preocupação com um acidente de erro de digitação com duplo sentido, ou uma mensagem mais picante pra pessoa errada, acabaram.