Homens que criam filho sozinhos poderão se aposentar mais cedo

PUBLICIDADE

A Reforma da Previdência no Brasil é um assunto bastante polêmico e delicado.  O rumo para a aposentadoria no Brasil sera bastante árduo, já que vem sendo noticiado por diversos meios de comunicação inúmeras informações, mas nem todas as notícias agradam a todos. 

Dessa vez o assunto abordado é aposentadoria de homens que criam seus filhos sozinhos, ter filhos não é uma tarefa fácil pra ninguém, pois envolve todo cuidado maternal e paternal, e isso inclui também o lado financeiro dos pais. O governo quer implementar uma idade mínima na aposentadoria para homens que criam seus filhos sozinhos, e mulheres teriam uma idade menor que os demais trabalhadores para requerer o benefício.

A ideia é incluir homens que se encaixam nos quesitos e ter até mesmo um benefício melhor na licença-paternidade, esse seria um dos objetivos da Reforma da Previdência. Essas medidas pretendem facilitar uma futura aprovação no Congresso. 

O limite para obter o valor do benefício seria de três filhos. O valor pode vir a ser maior para pais e mães.  O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, precisaria dar a palavra final para que todo trâmite siga adiante. 

Vale destacar também que ficou estabelecido que professores e professoras públicas e trabalhadores rurais terão que respeitar a idade mínima de 60 anos. Os professores terão que atingir também o tempo mínimo de contribuição de 25 anos. Já os trabalhadores rurais tem que atingir 20 anos.

Portanto, é essencial que o debate da reforma seja extenso, com a participação da sociedade, dos institutos de Direito Previdenciários, representantes dos aposentado e dos segurados do INSS. É um tema que não pode se restringir apenas aos estudos econômicos e aos anseios políticos. A reforma é um assunto muito delicado que no futuro pode vir a mudar vidas, mas é preciso um equilíbrio para que o trabalhador brasileiro não pague sozinho o valor pesado dessa reforma.