Lula terá que pagar multa milionária para reparar danos em nova condenação

PUBLICIDADE

Gabriela Hardt, juíza substituta do ministro da Justiça Sérgio Moro, à frente dos processos da Lava Jato, bateu o martelo nessa quarta-feira (06) para dar mais uma condenação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, Lula terá um acréscimo de sua pena em mais 12 anos e 11 meses por ter praticado crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na suposta aquisição de um sítio na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Além da pena de quase 13 anos, foi acrescentada uma multa que tem a finalidade de ressarcir os cofres públicos pelo rombo causado pelos seus crimes.

A indenização que Lula terá que pagar foi estipulada em R$ 85 milhões referentes aos crimes de corrupção passiva e ativa. Além desse processo, Lula já havia sido condenado na aquisição ilegal de um triplex no Guarujá. 

Gabriela Hardt analisou o extenso processo do ex-presidente, que em sua totalidade possui 360 páginas, que apontam que houveram três reformas no sítio que totalizaram R$ 1,02 milhão, recursos oriundos das empreiteiras OAS e Odebrecht. 

Outros condenados no processo

Além de Lula, José Adelmário Pinheiro Neto, conhecido como Léo Pinheiro, dono da empreiteira OAS, o pecuarista José Carlos Bumlai, o advogado Roberto Teixeira e os empresários Fernando Bittar  e Paulo Gordilho também foram condenados na sentença proferida hoje.

O único absolvido no processo foi Rogério Aurélio Pimentel, que trabalhava no sítio como caseiro. Segundo a juíza, Rogério somente exercia suas funções braçais na propriedade sem ter conhecimento prévio do esquema de corrupção de seus patrões.