‘Fim das buscas em Brumadinho é notícia que não quero dar’, desabafa bombeiro

PUBLICIDADE

O tenente Pedro Aihara, 25 anos, dono de uma voz tranquila, fala articulada e que demonstra serenidade foi ‘eleito’ o porta voz do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais no resgate das vítimas da tragédia que aconteceu em Brumadinho na sexta-feira (25), após o rompimento de uma barragem de lama e minérios da Vale

Desde as primeiras horas após a tragédia é ele quem aparece na frente das câmeras para dar notícias de como estão os trabalhos da corporação em campo. Também é Aihara que tem a função de desmentir fake news e acalmar os moradores da localidade.

O número de mortos cresce a cada dia e aumenta a quantidade de desaparecidos também. Apesar de todo esse cenário trágico, o tenente procura ao máximo tranquilizar a população.

Ele não se preocupa com a imprensa na hora de dar as suas notícias, mas sim com as pessoas. “Eu venho com a perspectiva do familiar que perdeu uma pessoa e está assistindo em um momento delicado, de muita dor. Minha preocupação é com a pessoa que foi afetada de alguma maneira, que ela se sinta minimamente acolhida”, disse o tenente.

O tenente contou que seu jeito calmo de lidar com a situação é uma forma humanizada que ele aprendeu dentro de casa. Sua mãe é mineira e artesã e seu pai é japonês.

O que mais deixa ele apreensivo é a triste notícia que pode chegar a qualquer momento. “A notícia de encerrar as buscas sem ter encontrado todo mundo, acho que vai ser o momento mais difícil dessa operação. É a notícia que não quero dar”, desabafou Aihara.