Homem que estava sobre barragem de Brumadinho sobrevive e conta que viu ‘a terra explodir’

PUBLICIDADE

Sondador Lieuzo Luiz dos Santos é um sobrevivente. Nas filmagens feitas pelo sistema interno de câmaras de segurança da Vale são reveladas em detalhes o exato momento da explosão da barragem em Brumadinho.

Na filmagem principal, é possível verificar que vários profissionais estavam no morro de contenção da barragem no momento em que ocorreu o rompimento, e Lieuzo estava entre essas pessoas, porém, um dos poucos a conseguir sobreviver com poucos ferimentos.

Em seu depoimento ao site G1, o sondador disse que viu a “terra explodir” e que no mesmo instante foi puxado para baixo. Desesperado, Lieuzo disse que pediu para Deus para que não deixasse que a lama o encobrisse e isso de fato aconteceu. 

Após o rompimento, ele disse que foi arrastado como uma bola por vários metros. E como que num milagre, acabou sendo levado para um lugar seco, diferente de seus colegas que estão desaparecidos. Lieuzo contou que logo após esse incidente, ele ficou com a perna presa em meio aos rejeitos, mas que conseguiu puxar a perna e ficar sentado esperando o socorro. 

Tendo que ser submetido a uma cirurgia, Lieuzo disse que não deseja a ninguém o aconteceu com ele e que a sensação de perda é muito grande, principalmente, a lembrança daqueles que estavam com ele no momento do rompimento. Os profissionais faziam um trabalho de instalação de instrumentos de energia elétrica quando a tragédia aconteceu. 

Morador de Ilha Solteira, em São Paulo, Lieuzo era um prestador de serviço terceirizado da Vale. Questionado sobre o que pensava no momento do rompimento, ele disse que só pensava na família.