Equipes de busca em Brumadinho salvam mais de 70 animais

PUBLICIDADE

As equipes de salvamento e busca em Brumadinho estão fazendo um trabalho fantástico. Apesar do grande número de mortos e desaparecidos, alguns animais conseguiram resistir aos escombros da tragédia e estão sendo encontrados com vida. O trabalho de resgate dos animais é coordenado pelo Conselho de Medicina Veterinária de Minas Gerais, que até o momento encontrou mais de 70 animais com vida.

A equipe de salvamento é composta por diversos profissionais, entre eles veterinários, zootecnistas, voluntários e estudantes da região. Até o momento as equipes resgataram dois patos, dois galos, oito galinhas, sete canários, cinco trinca-ferro, um azulão, um tico-tico, um cágado e um touro. Apesar dos ferimentos, todos os animais irão sobreviver e já estão apresentando em bom estado de saúde.

Entre os animais resgatados estão 33 cães, 7 gatos e 5 cavalos. Entre esses cães, três em estado grave e estão tendo um cuidado maior dos profissionais envolvidos no salvamento.

A Vale disponibilizou um helicóptero para auxiliar no salvamento dos animais, no entanto, somente estão sendo importando por helicóptero animais que pesem até 113 quilos.

Muitos veterinários estão fazendo uma campanha fotográfica junto aos animais resgatados em meio à lama de Brumadinho e divulgando nas redes sociais. 

Abate de animais

Apesar das críticas recebidas em redes sociais por ativistas, muito animais foram abatidos por estarem agonizando e o resgate não conseguir chegar até o ponto em que os animais estavam atolados.  A execução dos animais está previsto no protocolo ao qual os bombeiros estão seguindo para lidar com evento de tal gravidade.