in

Brumadinho: homens que tentavam fugir de lama em carro sobrevivem e contam milagre

TV Globo/Montagem Guti Muszynski
Publicidade

Na sexta-feira, 1, a TV Globo obteve, com exclusividade, acesso às imagens de segurança que mostram o exato momento em que a barragem de Brumadinho explodiu. Em imagens impactantes, uma onda gigante de lama sai varrendo tudo pela frente. Homens entram em uma picape, que de longe mais parece um brinquedo diante da altura da lama, mas são atingidos segundos depois.

Publicidade

Apesar de diversas pessoas que morreram naquele acidente, Sebastião e Elias conseguiram sobreviver. Eles contam que quando a lama bateu no veículo, foram atingidos por uma locomotiva que também foi arrastada pela lama, embora o maquinista tenha tentado, em vão, como mostra as imagens, tirar o trem do rumo da lama, e com a batida a locomotiva ficou debaixo da picape, deixando-a acima do mar de lama, o que permitiu que eles sobrevivessem.

Publicidade

Sebastião contou, em vídeo de seu depoimento divulgado pela TV Globo e o G1, que quando notaram o que estava acontecendo, um motorista de caminhão gritou para ele entrar na picape em que estava Elias e foi aí que ele conseguiu se salvar.

Os dois funcionários da Vale então tentaram pedir ajuda pelo rádio do carro, mas as linhas estavam congestionadas. Foi então que decidiram sair do veículo sozinhos para tentar ajudar os amigos que estavam na lama. Eles começaram a usar as mãos e partes de um trator para usar como escavadeira para ajudar os colegas.

Publicidade

Sebastião ligou para a filha pedindo ajuda. Em alguns minutos uma funcionária da Vale ligou para ele para saber da situação e ele comentou que haviam feridos no local. Segundo ele, em pouco tempo chegaram os bombeiros e resgataram os sobreviventes. Sebastião e Elias tiveram poucos ferimentos físicos, mas um abalo emocional gigantesco.

Infelizmente, não há informações sobre o motorista do caminhão que alertou Sebastião.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Guti M

Redator de entretenimento e curiosidades

Flamengo sonda zagueiro que foi destaque na Copa do Mundo

Fernando Prass deve ser titular hoje; relembre o útlimo Dérbi do goleiro