Homem sobrevive em meio à lama de Brumadinho dentro de Picape; assista ao vídeo

PUBLICIDADE

Com apenas escoriações leves nos braços e nos  joelhos, o operador mantenedor da Vale, Sebastião Gomes é uma testemunha ocular da tragédia de Brumadinho. Trabalhando no momento do rompimento da barragem, Sebastião viu a onde de rejeitos se aproximando e conseguiu sobreviver entrando dentro de uma picape.

A história de Sebastião Gomes foi contada em detalhes na edição do Jornal Nacional da Rede Globo desta sexta-feira que mostrou em detalhes o drama vivido por Sebastião que prestou depoimento à polícia civil de Brumadinho.

Em seu depoimento, ele afirmou que entrou dentro da picape junto com um colega de trabalho no momento em que percebeu que a barragem havia se rompido. Ele e o amigo começaram a rezar e sem saída, somente aguardaram o momento do choque da onda de rejeitos com o veículo.

Assista na íntegra, o vídeo que mostra o momento do rompimento da barragem.

Segundo Sebastião, ele e o amigo não foram atingidos devido aos vagões do trem que protegeram e jogaram o veículo para longe da direção da onda que arrastou tudo que encontrou pela frente.

Risco da barragem se romper não existia

Em seu depoimento à polícia, Sebastião disse que os técnicos de segurança da Vale diziam ao colaboradores da empresa que não existia nenhum risco da barragem se romper, no entanto, ele e os colegas de trabalho sempre comentavam que isso poderia acontecer a qualquer momento.

Ele disse ainda que havia drenagem da barragem dia e noite, o que levantava suspeita de que algo de estranho estaria acontecendo na barragem. Sobre o momento do rompimento, ele afirmou que imaginou ser um pneu de algum caminhão se rompendo e que somente percebeu o que estava acontecendo quando avistou a nuvem de poeira vindo em sua direção.