Lula orienta PT a explorar tragédia de Brumadinho contra Jair Bolsonaro

PUBLICIDADE

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá a maior bancada do Congresso Nacional, com 54 deputados federais, e se depender do mentor da legenda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a artilharia contra o presidente Jair Bolsonaro será pesada.

Nesta sexta-feira (1º), a Folha divulgou que Lula orientou o PT a explorar duas frentes contra o Governo Bolsonaro: o desastre de Brumadinho, cidade mineira onde uma barragem da Vale rompeu na sexta-feira (25) e causou centenas de mortes, e também o caso Fabrício Queiroz, ex-motorista e ex-assessor do senador Flavio Bolsonaro, filho do presidente.

De acordo com apuração da Folha junto a parlamentares que visitaram Lula em Curitiba, o ex-presidente teria afirmado que é preciso focar nesses episódios que complicam o início do novo governo.

Lula está preso na sede da PF, na capital paranaense, cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por conta das condenações, o ex-presidente não pôde concorrer ao terceiro mandato. A Lei da Ficha Limpa o impediu.

Lula quer que os parlamentas petistas explorem aquilo que tem impacto negativo na vida das pessoas.

Além desses dois casos, o discurso petista de que Bolsonaro retira direito da população seguirá firme e forte. Uma das principais medidas visadas pelo novo governo é a reforma da Previdência. A esquerda, de modo geral, é contra essa ideia. O ano legislativo começou, de fato, nesta sexta-feira, com os novos deputados federais e senadores assumindo seus pontos em Brasília.