Porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG fala sobre encerramento das buscas em Brumadinho

PUBLICIDADE

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na tragédia de Brumadinho, tem se destacado como uma voz serena em meio ao caos que se tornou a cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, após o rompimento da barragem da Vale, na sexta-feira (25).

Nesta quarta-feira (30), o tenente concedeu entrevista à Rádio Eldorado e falou sobre o encerramento das buscas na cidade mineira. Aihara afirmou que o avanço do estado de decomposição dos corpos pode fazer com o que as buscas sejam encerradas, mas ainda não é chegada a hora de isso acontecer.

Evidentemente, chega um momento que, pelo estado de decomposição dos corpos com a lama, fica impossível encontrá-los, mas isso está associado a uma série de variáveis“, explicou o tenente. Os bombeiros, que trabalham nas buscas, passaram a utilizar máscaras devido ao mau cheiro no local.

Nesse momento, que não é agora, essa operação tem que ser analisada, se ela tem que ser encerrada. Nesse tipo de tragédia a gente não trabalha com recuperação de 100% dos corpos. Embora seja o desejo, isso é impossibilitado pelas características físicas da situação“, explicou.

Às 13h15 desta quinta-feira (31), o Corpo de Bombeiros informou que 99 óbitos estavam confirmados e 259 estavam desaparecidas. A operação e busca conta com 15 aeronaves, 21 cães, 18 pontos de busca, 300 militares e 66 civis voluntários, fora da zona quente.

Pelas palavras do tenente, as buscas devem continuar por mais alguns dias e, possivelmente, será encerrada sem que todos os corpos sejam encontrados.