Fim do império? Globo perde para Record e SBT no início de 2019

PUBLICIDADE

Para quem achava que a Globo era intocável, já pode ir esquecendo o palanque de primeiro lugar da emissora de Roberto Marinho e família, isso porque o canal não vem caminhando muito bem em 2019.

Em janeiro, um dos principais programas do canal, o tradicional Domingão do Faustão levou uma verdadeira surra da Record TV e até do SBT, deixando o canal carioca em terceiro lugar.

Para se ter uma ideia, em Goiânia, o programa apresentado por Fausto Silva conseguiu ficar na terceira colocação da audiência nos três primeiros domingos do ano.

O SBT chegou à liderança com 10,4, a Record TV chegou aos 9,4 pontos e a Globo ficou com somente 7,9 pontos de média. O que é mais incrível nesse fenômeno de audiência é que SBT e Record não alteraram sua programação, enquanto Faustão recebeu vários convidados especiais na comemoração dos 30 anos do programa dominical.

A Globo já vinha passando por maus bocados em 2018. Também em Goiânia, o canal fechou todo o ano de 2018 praticamente empatado com a Record no domingo. Foram 13 x 12,8 pontos. 

Mesmo tendo ganhado alguns pontos de vantagem em São Paulo, a mudança do gosto do público em outras regiões mostra que o canal está vivendo um dos momentos mais preocupantes de sua história. 

Para se ter uma ideia, a crise de audiência da Globo na Bahia é histórica. O canal acumula derrotas para a Record e precisou tirar programas do ar para tentar recuperar os números perdidos.

Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro já falou sobre acabar com o domínio da Globo na publicidade da televisão aberta. O canal dos Marinho deverá perder alguns milhões de reais com a mudança.