Funcionária que servia café a executivos da Vale diz que ‘todos sabiam que a barragem desabaria’

PUBLICIDADE

Uma copeira, que levava café todos os dias nas reuniões dos executivos da Vale, decidiu desabafar e contar tudo o que ouvia nas reuniões da cúpula administrativa da Vale, empresa responsável pela construção e manutenção da barragem de Brumadinho que rompeu na última sexta-feira (25) e causou uma verdadeira tragédia.

Segundo a profissional, funcionária da empresa terceirizada Sodexo, que prestava serviço aos colaboradores da Vale, todos os executivos tinham conhecimento da gravidade da situação da barragem e tinham pleno conhecimento de que a qualquer momento a contenção do minério poderia se romper e causar uma grande tragédia, no entanto, segundo ela, nada foi feito para evitar o incidente.

A copeira ainda disse na entrevista que os executivos da Vale foram totalmente negligentes e nem ao menos se preocuparam em tomar medidas para que fossem preservadas as vidas das pessoas que trabalhavam próximas aos locais atingidos pela lama da barragem.

Assista logo abaixo na íntegra, a polêmica entrevista da copeira da Sodexo.

Em sua entrevista, a copeira afirmou que enquanto servia café aos executivos ouviu conversas e discussões sobre uma trinca na estrutura da barragem e que documentos, aos quais ela chama de “papéis” foram falsificados para que tudo ficasse por debaixo dos panos e ninguém soubesse do risco ao qual todos estavam correndo.

Sem temer represálias, ela ainda citou dois nomes de pessoas que participaram das reuniões. O fato é que todas as denuncias devem ser apuradas e os responsáveis devem ser punidos exemplarmente para que uma tragédia de tamanha magnitude não volte a ocorrer.