Polícia Federal nega pedido de Lula para ir ao enterro do irmão: ‘risco de fuga’

PUBLICIDADE

O ex-presidente Lula pode ter uma segunda má notícia em menos de 24 horas. Nesta terça-feira (29), morreu Genival Inácio da Silva, o Vavá, aos 79 anos. O irmão de Lula tratava um câncer, mas não resistiu e faleceu.

Tão logo a defesa do ex-presidente soube da notícia entrou com o pedido para que Lula fosse se despedir do irmão. O enterro está marcado para as 13h desta quarta-feira (30), em São Bernardo do Campo, berço político de Lula.

A juíza Carolina Lebbos, substituta de Sergio Moro na 11ª vara de Curitiba, ainda não se manifestou definitivamente sobre o caso, mas tudo indica que Lula não deve ir a São Paulo para acompanhar o enterro do irmão.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal foram consultados pela juíza, antes de seu parecer final, e ambos se posicionaram contra a ida de Lula. A PF citou o risco de fuga, protesto de grupos favoráveis e contrários a Lula e atentado para impedir que o ex-presidente se desloque de Curitiba para São Paulo.

Cerca de meia hora depois do posicionamento da Polícia Federal, o MPF também deu parecer contrário. A defesa de Lula se movimentou e entrou com pedido junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A defesa pede que o tribunal julgue o pedido e criticou a juíza Lebbos porque ela “deixou decidir (ato omissivo) em tempo hábil”, afirma o pedido.

Lula está preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na década de 1980, quando foi preso pelo regime militar, Lula conseguiu na Justiça o direito para ir ao enterro da mãe.