Impressionante: cientistas desenvolvem tecnologia para ler pensamentos

PUBLICIDADE

Você já imaginou se houvesse uma tecnologia capaz de analisar atividades cerebrais e transformá-las em fala clara e inteligível, não seria maravilhoso?

Pois é, essa informação não faz parte de nenhum roteiro de filme americano e sim é uma tese que está sendo desenvolvida e pesquisada por diversos cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que estão dando passos significativos na criação de um sistema que possa ler pensamentos.

A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 29 de janeiro, pela revista Nature, e explica em detalhes o sistema que está sendo desenvolvido. Segundo a publicação, os cientistas conseguiram, fazendo uso de uma voz artificial, sintetizar os pensamentos das pessoas reconstruindo essas informações também por meio de uma inteligência artificial.

As descobertas feitas nesses estudos podem facilitar a comunicação do nosso cérebro com computadores, o que poderá fazer que, no futuro, os computadores não somente entendam o que nós estamos falando, mas também o que nós estamos pensando.

Isto facilitará, e muito, a vida de pessoas que são vítimas de derrames ou pessoas que perderam a fala, contribuindo assim para que essas pessoas possam fazer uso de computadores para se comunicar com o mundo exterior, fazendo uso de uma fala artificial que poderá expor com veracidade os pensamentos.

“A voz nos permite nos comunicar com amigos, família e o mundo a nossa volta, por isso perder a fala é tão devastador”, disse Nima Mesgarani, neuroengenheiro, participante dos estudos científicos. Ele também afirmou que a tecnologia será um divisor de águas e que revolucionará a vida de pessoas que estão impedidas de se comunicar.