Jovem de 15 anos resgatada em Brumadinho está na UTI: ‘esmagada por pedra, pau, ônibus’

PUBLICIDADE

Thalyta Cristina de Oliveira Souza, de 15 anos, estava em casa com a irmã, Alessandra de Souza, de 43, e a sobrinha, Lays Gabrielle, de 14, quando a barragem da Vale rompeu e devastou parte da cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A jovem de 15 anos foi resgatada e todos os detalhes foram exibidos ao vivo pela Record TV, que foi a primeira emissora a interromper programação para mostrar o resgate na cidade mineira.

Ela levantou o braço e pediu socorro, mas já estava no último momento de suspiro, não aguentava mais“, diz seu cunhado, José Antônio Soares Pereira, de 46 anos. As imagens do resgate correram o mundo e tornaram-se praticamente o relato mais emblemático da tragédia de Brumadinho.

“Ela relatou para mim depois que estava sentindo dor, muita dor, que não sentia mais a parte de baixo do corpo“, afirmou José Antônio, em entrevista à BBC Brasil. A esposa de José, Alessandra, e sua sobrinha, Talhyta, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de pronto-socorro João XXIII. Lays está desaparecida desde sexta-feira. Ela é filha única.

Thalyta sofreu fratura no fêmur e na bacia. José Antônio relatou o que ouviu das vítimas. “A única imagem que a gente tem é como se você estivesse dentro de um liquidificador gigante, sendo girada de um lado e para o outro, e sendo esmagada por pedra, pau, ônibus, veículo, porta, tudo que estava vindo para baixo, esmagando as pessoas, quebrando tudo“, explicou.

Até a tarde desta terça-feira (29), 65 mortes estavam confirmadas, mas nem todos os corpos haviam sido identificados. O número de desaparecidos está em 288.