in

Jovem de 15 anos resgatada em Brumadinho está na UTI: ‘esmagada por pedra, pau, ônibus’

Record TV/Arquivo pessoal Thalyta
Publicidade

Thalyta Cristina de Oliveira Souza, de 15 anos, estava em casa com a irmã, Alessandra de Souza, de 43, e a sobrinha, Lays Gabrielle, de 14, quando a barragem da Vale rompeu e devastou parte da cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A jovem de 15 anos foi resgatada e todos os detalhes foram exibidos ao vivo pela Record TV, que foi a primeira emissora a interromper programação para mostrar o resgate na cidade mineira.

Ela levantou o braço e pediu socorro, mas já estava no último momento de suspiro, não aguentava mais“, diz seu cunhado, José Antônio Soares Pereira, de 46 anos. As imagens do resgate correram o mundo e tornaram-se praticamente o relato mais emblemático da tragédia de Brumadinho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

“Ela relatou para mim depois que estava sentindo dor, muita dor, que não sentia mais a parte de baixo do corpo“, afirmou José Antônio, em entrevista à BBC Brasil. A esposa de José, Alessandra, e sua sobrinha, Talhyta, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de pronto-socorro João XXIII. Lays está desaparecida desde sexta-feira. Ela é filha única.

Thalyta sofreu fratura no fêmur e na bacia. José Antônio relatou o que ouviu das vítimas. “A única imagem que a gente tem é como se você estivesse dentro de um liquidificador gigante, sendo girada de um lado e para o outro, e sendo esmagada por pedra, pau, ônibus, veículo, porta, tudo que estava vindo para baixo, esmagando as pessoas, quebrando tudo“, explicou.

Até a tarde desta terça-feira (29), 65 mortes estavam confirmadas, mas nem todos os corpos haviam sido identificados. O número de desaparecidos está em 288.

Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!