Morador de Brumadinho conta tudo que viu e choca: ‘povo sendo varrido com a mão pra cima’

PUBLICIDADE

Emerson Leandro dos Santos é testemunha ocular da tragédia de Brumadinho. Na última sexta-feira (25), barragem rompeu e devastou parte da cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em entrevista à AFP TV, o morador contou tudo o que viu e chocou com relatos.

“Vê uma cena dessa é como se tivesse em um filme de terror, podia ser uma mãe sua, um pai seu”, conta Emerson. Ele diz que sentiu a terra tremer e viu as árvores rolando como se fossem briquedos tamanha a força do “mar de lama” que desceu da barragem da Vale.

“Escutei um barulho de chuva e não vi nada nublado. ‘Que barulho de chuva que é esse que eu não tô entendo nada?’ Do nada, o menino falou assim: ‘isso não é chuva, não. isso é uma outra coisa e tá dando medo'”, explicou Emerson.

Em seguida, ele correu para a parte debaixo da cidade para ver o que estava acontecendo. As imagens que ele viu foram chocantes. “Chegando lá a gente viu só a enchente, a primeira barragem que tinha estourado, a enchete varrendo os povos, e o povo tentando levantar a mão pra cima e pedindo socorro”, afirmou.

Emerson afirma que ainda tentou salvar pessoas usando galhos de árvores. Logo depois, pessoas que estavam do outro lado gritaram para Emerson e o amigo que uma outra barragem havia estourado. Ele correu de onde estava e não conseguiu salvar ninguém.

Nesta segunda-feira (28), o balanço oficial registrava 65 mortes confirmadas e mais de 200 pessoas que seguem desaparecidas. As buscas vão continuar nos próximos dias.