Família tenta resgatar corpo por conta própria em Brumadinho

PUBLICIDADE

Ainda diante do cenário da tragédia de Brumadinho, familiares sozinhos tentam encontrar o corpo da vítima Paulo Giovani dos Santos. Após três dias do rompimento da barragem da Vale, sem contar com a ajuda de ninguém, os parentes tentam escavar para encontrar o corpo por conta própria.

Os familiares e amigos de Santos chegaram ao local do desastre na noite de sexta-feira (25), já iniciando as buscas contando apenas com a ajuda de um grupo de socorristas voluntários. No dia seguinte, sábado (26), segundo as informações obtidas pelos familiares, mais de 50 pessoas compareceram para ajudar nas buscas.

A vítima, que ainda está desaparecida, era morador de um sítio, localizado a cerca de 3km do centro urbano do Córrego do Feijão, local que no momento se encontra debaixo da lama.

Na manhã de domingo (27), a Vale disparou uma sirene de alerta devido ao risco de rompimento de outra barragem. A Polícia Militar bloqueou a passagem, impedindo que as buscas continuassem. Então os moradores foram orientados para que deixassem o local.

Sônia, cunhada da vítima, contou seu drama. “Meu cunhado está aqui debaixo. O pai dele tem 83 anos, está aqui, desolado. Então não é justo com a sociedade, conosco, com ninguém, não. Acho que é falta de consideração com o ser humano. Nós somos seres humanos, nós somos gente!“, afirmou. As buscas estão sendo acompanhadas pelo pai de Santos.

Ainda sobre o cenário da falta de ajuda, a declaração de Sônia emociona: “A Vale tem inúmeras máquinas e inúmeras empresas que prestam serviço para a Vale e podem vir aqui retirar e dar assistência para a gente. Aqui nós estamos desesperados, precisamos de socorro, socorro“.

A ajuda chegou, porém de uma vizinha, que se compadeceu e mandou uma retroescavadeira no local para ajudar nas buscas. Familiares e amigos seguem com as buscas por Santos. Infelizmente ainda são muitas as vítimas afetadas pelo desastre.