Tentativas de salvamento falham e o pior acontece com os animais de Brumadinho

PUBLICIDADE

Uma vaca e outros tantos animais foram parcialmente atolados pela lama de rejeitos que vazou da tragédia em Brumadinho, embora a maioria tivesse conseguido resistir ao calor e ao atoleiro, uma infeliz notícia pegou a todos de surpresa no fim da noite de ontem (27/01). Tanto os especialistas em resgate, quanto os voluntários, foram impedidos de continuar a tentativa de remoção dos animais e, ao que se sabe, a vaca teve que ser sacrificada.

A notícia deixou muitos furiosos, especialmente pessoas diretamente ligadas aos direitos dos animais e sua respetiva proteção. A equipe de resgate foi impedida de atuar, devido ao risco de novo rompimento, ainda que considerado baixo, sinalizado pelas sirenes e que interromperam até a busca por sobreviventes e corpos.

A vaca da imagem estava presa desde o dia da tragédia, 25/01, e havia resistido mais de 48h naquela situação. Ela estava em uma região conhecida como Córrego do Feijão, mais de 20 pessoas estavam empenhadas na tentativa de remoção do animal, chegaram a confrontar policiais, bombeiros e funcionários da Vale para seguirem na tentativa de retirar o animal do atoleiro, mas o destino do animal foi o pior possível.

Mesmo tendo sido um ‘sobrevivente’ do desastre, a vaca teve que ser sacrificada. Luciana Trindade, da ONG Ecoação, relatou que desde a manhã de domingo haviam três grupos de busca, todos voluntários, a Ecoação, Anjos do Asfalto e a ONG gerida por Luiza Mel.

Após muitas horas de trabalho, o Corpo de Bombeiros concluiu que o helicóptero usado nas buscas não tinha condições de içar o animal sem riscos para a aeronave e seus tripulantes, selando o triste fim de mais um capítulo da tragédia de Brumadinho.