Governo Bolsonaro anuncia ajuda israelense para tragédia em Brumadinho

PUBLICIDADE

O governo Federal, de Jair Bolsonaro irá disponibilizar um equipamento originário de Israel para auxiliar nas buscas das vítimas que estão desaparecidas após o desastre de Brumadinho, Minas Gerais. O anúncio foi feito neste sábado (26), pelo governador do estado, Romeu Zema (Novo).

A decisão de oferecer esse equipamento de imagem, que capta ondas de calor a até 4 metros de profundidade, foi divulgada durante uma coletiva de imprensa, após o presidente ter sobrevoado a região. Jair Bolsonaro sobrevoou o local para verificar com os próprios olhos toda a extensão da barragem da Vale. Até na manhã deste sábado, foi divulgada uma lista que continha 413 pessoas desaparecidas entre empregados e terceirizados.

“[Bolsonaro] se colocou totalmente à disposição. Nós agimos imediatamente ontem e as buscas continuam. As chances de ter sobreviventes são pequenas, mas ainda existem”, disse o governador Zema que ainda afirmou que os responsáveis por esse desastre serão amplamente punidos, com recursos na casa dos bilhões, referenciando ao bloqueio da justiça de 1 bilhão da companhia.

Ele disse ainda que há a necessidade de fazer a reavaliação dos protocolos e legislação, pois a barragem que se rompeu não estava ativa há cerca de quatro anos, sendo assim não estava mais recebendo nenhum dejeto. “A princípio, todos os alvarás estavam em dia”, concluiu o governador.

O presidente não pôde participar da coletiva de imprensa, pois assim que sobrevoou o local ele precisou passar por Belo Horizonte e depois voltar para Brasília, mas ele aproveitou para deixar seu comentário e se pronunciou oficialmente em seu perfil oficial no Twitter, como pode ser visto acima.