Urgente: Jair Bolsonaro irá passar por cirurgia e seu vice Mourão assume presidência

PUBLICIDADE

Otávio Rêgo Barros, porta-voz da Presidência, informou que o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão, irá assumir o comando do Palácio do Planalto na segunda-feira próxima, dia 28 de janeiro, em decorrência de uma cirurgia pela qual irá passar Jair Bolsonaro.

O procedimento médico terá como objetivo a remoção de uma bolsa de colostomia, implantada após um outra cirurgia feita em setembro do ano passado, após o atentado sofrido durante atos de campanha na cidade de Juiz de Fora, localizada na zona da mata de Minas Gerais.
O porta-voz explicou também que o vice irá ocupar o cargo da presidência após 48 horas do procedimento cirúrgico. Este é o prazo recomendado pela equipe médica, a fim de que haja a plena recuperação do presidente.
Mourão já afirmou que pretende na terça-feira, dia 29 de janeiro, realizar uma reunião ministerial, do conselho de governo, no Palácio do Planalto.
O porta-voz da Presidência informou que o voo de Jair Bolsonaro está previsto para ocorrer às 8 horas deste domingo (27), saindo da Capital Federal para São Paulo, onde o procedimento será realizado.
O presidente viaja na companhia da primeira dama, Michelle Bolsonaro, e de um pequeno grupo de assessores, além do ministro Augusto Heleno, e do próprio porta-voz, Rêgo Barros.
A previsão feita pela equipe médica é de que a plena recuperação demore cerca de dez dias. Barros explicou que a Presidência preparou uma estrutura em São Paulo, a fim de que Jair Bolsonaro possa receber seus ministros, além de ser possível o estabelecimento de um governo efetivo e eficaz.