Jornal detona Bolsonaro em versão brasileira e o elogia em versão espanhola, mas se dá mal

PUBLICIDADE

O discurso de Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, que está acontecendo em Davos, na Suíça, era muito esperado, pois ele seria o primeiro chefe de Estado da América Latina a discursar nessa ocasião e levaria para o mundo a imagem de um novo Brasil. A sua fala levou em média 15 minutos e foi amplamente divulgada em jornais pelo mundo todo.

O discurso dele tinha a missão de apresentar para os investidores a nova imagem do país e pedir para que eles se aproximassem novamente da nação que um dia eles tiveram relação. “Pela primeira vez no Brasil um presidente montou uma equipe de ministros qualificados. Honrando o compromisso de campanha, não aceitando ingerências político-partidárias que, no passado, apenas geraram ineficiência do Estado e corrupção”, falou Bolsonaro.

A mensagem dele foi clara, porém nem todos a entenderam, ou quiseram fazer algum tipo de sensacionalismo. Um dos maiores jornais mundiais acabou caindo em contradição, ao falar sobre o discurso dele mostrando uma aparente ideologia.

Enquanto a versão brasileira do “El Pais” trazia a manchete: “O breve discurso de Bolsonaro o decepciona em Davos”, a versão brasileira, assinada pela mesma repórter tinha a seguinte manchete na versão espanhola: “Bolsonaro incentiva executivos da Davos a investirem no novo Brasil”.

A mensagem em português tem uma clara manchete de forma tendenciosa, a espanhola é só elogios. Porém o jornal teve uma má impressão de outros veículos da imprensa brasileira e se dá mal. O portal IG, por exemplo, falou que a população brasileira precisa escolher bem qual é o tipo de noticiário que está disposta a comprar: a que ataca o presidente com menos de um mês ou a que apresenta os fatos de acordo com a realidade.