Deficientes visual e auditivo brilham na Copinha com as camisas do Grêmio e Goiás

PUBLICIDADE

O jovem Jhonata Robert sacudiu as redes da Copinha, fez assistências e alcançou as quartas de final junto ao Grêmio. O jogador Guida esteve presente na maioria dos gols do Goiás, apesar da eliminação da sua equipe.

Assim como milhares de outros meninos, eles também têm o grande sonho de chegarem ao patamar de jogadores profissionais e fazerem uma história de sucesso nos gramados. Porém, além das dificuldades que todos os outros jovens já enfrentam nesse mundo difícil do futebol, para Jhonata Robert e Guida o caminho a seguir exige dribles bem maiores dos rapazes que convivem com a deficiência auditiva nos dois ouvidos e a cegueira em um dos olhos respectivamente.

Jhonata herdou a sua deficiência do seu pai e do avô, já nascendo com ela. A capacidade auditiva do rapaz tem uma redução de 70% em cada um dos seus ouvidos. Já o Jovem Guida, acabou perdendo a visão em um dos seus olhos por conta de um acidente ocorrido quando ele ainda era uma criança, aos cinco anos de idade.

Essa dupla teve que se superar e lutar bastante para estarem presentes nos campos. Muito mais do que as dificuldades naturais dessa trajetória no mundo do futebol, eles tiveram que enfrentar as suas inseguranças e o bullying na infância. Contudo, conseguiram através de muito esforço e coragem, encontrar habilidades e estratégias para superar essas dificuldades e se destacarem.

“As pessoas brincavam falando da minha audição e me chamavam de ‘surdo’. Eu tinha a consciência muito fraca e isso acabava me chateando, ficando triste. Muita gente falava. E meu pai me ajudou: ‘Filho, isso não muda nada. Você tem que jogar, você vai aprender a lidar com isso. Fiquei escutando meu pai, minha família, isso foi me ajudando”, disse Jhonata.