Lula vai ganhar prêmio Nobel da Paz mesmo estando preso? Entenda o caso

PUBLICIDADE

A candidatura de Lula para concorrer ao prêmio Nobel da Paz terá o prazo até o final do mês para ser autentificada. Dentre as razões para ocorrer a indicação, os defensores alegam que na época presidencial, ele retirou 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza e que ainda retirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

Nesse sentido, apoiadores do ex-presidente estão realizando um abaixo-assinado que já conta com mais de 460 mil assinaturas. Pessoas que defendem o mesmo ideal político que o atual presidiário estão apoiando a iniciativa e auxiliando no crescimento do número de apoiadores. 

Seguidores do ex-presidente estão fazendo campanha para que aconteça a indicação, uma vez que eles tem até 1º de fevereiro para alcançar o objetivo que almejam. Lula encontra-se preso desde abril do ano passado, na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Políticos do PT afirmam ser contra a prisão, uma vez que acreditam ter viés político a decisão. 

O idealizador da candidatura de Lula ao prêmio é um ativista argentino chamado de Adolfo Pérez Esquivel. Com relação ao assunto, o principal mentor do projeto declarou: “O Nobel para Lula ajudará a fortalecer a esperança de poder continuar construindo um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida”. 

O Nobel da Paz é um dos reconhecimentos considerados mais relevante no mundo. Além da premiação para a Paz, existem também outros, como por exemplo, Física, bem como Química, Fisiologia ou Medicina, além de Literatura. Pessoas com relevante impacto em transformação social são indicadas para a premiação. 

Na lista de ganhadores é possível encontrar o nome da paquistanesa defensora dos direito à educação, a jovem Malala Yousafzai. O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o líder palestino Yasser Arafat e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela também são ganhadores do prêmio.