Guerra? Sírios interceptam ataque aéreo israelita

PUBLICIDADE

Segundo a rede de notícias RIA, sete mísseis destinados a um aeroporto na região sudeste de Damasco foram interceptados neste domingo por militares sírios.

Quatro jatos israelenses F-16 lançaram o ataque, mas não houve vítimas. A mídia estatal síria também emitiu um comunicado.

“Nossos sistemas de defesa aérea frustraram um ataque aéreo israelense… e impediram que atingisse os seus alvos”, disse uma fonte militar à agência de notícias estatal SANA. 

Um porta-voz militar israelense se recusou a comentar o assunto. Mais tarde, os militares israelenses disseram que seu sistema de interceptação Iron Dome, por sua vez, abateu um foguete disparado a partir da parte norte das Colinas de Golã, na fronteira com a Síria.

Vale lembrar que em fevereiro de 2018, Israel fez a maior ofensiva dos últimos 35 anos. Israel realizou um ataque contra defesas aéreas sírias depois que um drone iraniano supostamente lançado da Síria foi avistado e interceptado em território israelense. Durante a ofensiva, um caça israelense foi abatido por forças sírias e caiu no norte de Israel. Os pilotos tiveram que se ejetar – e um deles ficou gravemente ferido.

Israel respondeu ao suposto ataque com escolhendo novos alvos e atacou militares iranianos e sírios. O que elevou a tensão nos dois países até o presente momento.

Ainda em fevereiro do ano passado, o primeiro-ministro Israelense, Binyamin Netanyahu participou de uma reunião com chefes das forças armadas do seu país. Afirmou que Israel queria trabalhar em um tratado de paz, mas que não deixaria de se defender.

Contra qualquer ataque ou qualquer tentativa do Irã de se estabelecer contra nós na Síria”, declarou.