Vazamento ‘hackeou’ 800 milhões de e-mails e liberou as senhas; veja se o seu foi afetado

PUBLICIDADE

Recentemente o estrondoso número de 800 milhões de contas e senhas de e-mail foi vazado na internet. Segundo a revista Wired, essa tragédia virtual foi descoberta pelo especialista em segurança virtual Troy Hunt. De acordo com ele existe um total de 12 mil arquivos, com 87 gigabytes postado em um site hacker.

A gigantesca falha de sistema deixou exposto um total de 772.904.997 de e-mails únicos e mais de 21 milhões de senhas distintas e únicas. De todas as brechas de segurança ocorridas na história envolvendo vazamento de dados de e-mail, essa é a maior.

Na verdade, os números divulgados são menores que os reais, isso porque o pesquisador informou que foram limpas as informações duplicadas e inúteis. No total eram mais 2,7 bilhões de e-mails vazados.

Como saber se o seu e-mail foi afetado

O especialista em segurança desenvolveu um site onde você consegue descobrir se seu e-mail foi afetado por esse vazamento (Have I Been Pwned). Através desse site você consegue descobrir até mesmo se o e-mail já foi afetado em algum vazamento anterior.

A lista de e-mail vazada serviria para que fossem usadas no famoso preenchimento de dados credenciais. Hunt considera a questão com seriedade, pois os dados não apareceram apenas na Deep Web e sim no Mega, um dos sites em nuvem mais famosos da atualidade.

Dados vazados não estavam à venda

O mais preocupante é que os dados não estavam à venda, e sim dispostos para quem quisesse acessar, qualquer pessoa má intencionada poderia dispor das informações e isso seria um risco a milhões de usuários. Certifique-se de que seus dados de e-mail estão seguros, se possível troque sua senha.