Filho de Bolsonaro se beneficia de foro privilegiado e faz presidente passar vergonha

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (17), um vídeo polêmico envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e o filho está dando o que falar. A postagem que foi feita em 2017 e voltou a circular nas redes sociais, refere-se ao “foro privilegiado”, em que o político crítica a tática utilizada por alguns políticos.

No vídeo em questão, Flávio Bolsonaro não se pronuncia, mas concorda com todas as afirmações feitas pelo pai, que dizia ser contra o uso do recurso, por acreditar que alguns políticos se reelegiam somente para se beneficiar do mesmo. Durante seu discurso, o presidente, que na época era deputado federal, enfatizou que seria o único prejudicado pelo “foro privilegiado”, pois estava renunciando ao seu cargo para poder lançar sua candidatura ao maior cargo político do país.

Bolsonaro chega a disparar: “essa porcaria de foro privilegiado”. Na ocasião, o presidente se referiu ao processo que estava respondendo por ter incitado a violência contra a deputada federal Maria Rosário do PT.

O que vem chamando a atenção anos depois, é que o filho do presidente está buscando se beneficiar do recurso que o pai criticou em vídeo. O STF decidiu acatar o pedido da defesa de Flávio Bolsonaro em suspender as investigações, no qual envolve o ex-assessor do político Fabrício Queiroz, no Ministério Público do Rio de Janeiro.

O argumento usado é de que Flávio está prestes a assumir o cargo de presidente do Senado Federal a partir de fevereiro, portanto teria que ser investigado por instâncias superiores e ser protegido pelo foro privilegiado. Também em 2017, o filho de Bolsonaro, usou o Twitter para criticar a intenção de mudar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do foro privilegiado, que daria benefícios a ex-presidentes. Na época, Lula ainda não havia sido julgado e condenado pela Operação Lava Jato.