BBB19: sister branca e ‘privilegiada’ diz que sofreu racismo e acaba humilhada

PUBLICIDADE

O Big Brother Brasil 2019 (BBB 19) mal começou e já está cheio de polêmicas. Ontem (17/01) uma discussão entre sisters foi parar na internet. Isabella continua no programa dando o que falar. A loira decidiu falar que ela sofre muito racismo e precisou ser corrigida e ensinada por outras participantes negras que vivenciam essa triste situação todos os dias.

Isabella afirmou que todos os dias sofre injustiças por que é branca e perguntou se o que ela passa é também racismo. O papo começou descontraído na cozinha, durante a noite de quinta-feira. Tereza comentou sobre um livro que aborda o racismo e decidiu discutir com sisters negras a questão. Ela, então, disse para Rízia:

“Você não sabe como uma mulher branca de olho claro também passa racismo”, lamentou-se.

Em seguida, Isabella confirmou que isso é racismo, dando voz à Tereza.

Paciente, Rízia explicou que isso que elas passam não é racismo porque não está relacionado com uma opressão sofrida socialmente por elas. Inconformadas, as duas sisters continuaram debatendo a questão.

“O que tem comigo é o que? Porque comigo tem injustiça todo dia. Muito! Na primeira impressão… Muitas vezes me olham ‘a patricinha’, ‘não sabe o que é a vida’, ‘sempre teve tudo”, desabafou Isabella.

Branca que sofre racismo?

Tereza argumentou que também passou pela mesma situação uma vez e que “por ser branca e ter olho claro” já teria sido vítima de racismo e “coisas que não queria passar”.

Ao lado da designer Gabriela, Rízia esclareceu, com paciência, que essas questões não tem nada a ver com racismo e sim apenas preconceito social.

“Racismo é um sistema de opressão. Para nós negros sermos opressores, teríamos que estar no poder e não estamos. Entendeu?”, esclareceu a participante.

Isabella comentou que “racismo é mais” do que ela passou, parecendo ter entendido a explicação.

As duas interromperam e disseram juntar que “racismo não é mais. É somente dos negros”.