Deputados do partido de Bolsonaro viajam à China e revoltam eleitores e Olavo de Carvalho

PUBLICIDADE

Uma comitiva composta de deputados federais eleitos pelo PSL viajou à China na última terça-feira (15). As despesas da viagem foram pagas pela embaixada chinesa no Brasil, mas a ida ao país asiático não pegou nada bem e gerou críticas nas redes sociais.

O filósofo Olavo de Carvalho, apontado como guru do presidente Jair Bolsonaro, chamou os deputados que viajaram à China de “semianalfabetos” e “idiotas”. “Eu sou guru dessa porcaria? Eu não sou guru de m* nenhuma“, esbravejou Olavo, que mora nos Estados Unidos, em vídeo publicado no YouTube.

Ao Blog da jornalista Andreia Sadi, o presidente do PSL, Luciano Bivar, que também é deputado federal, comentou que recebeu o convite para a viagem, mas recusou. Ele se mostrou surpreso com a ida dos colegas parlamentares.

Quando Carla Zambeli [deputada federal eleita] me disse que ia para a China, eu disse: ‘Para a China?’ Não estava sabendo. Ontem, falei por telefone com o presidente Bolsonaro e ele me disse: ‘Poxa, Bivar, o pessoal precisa saber que existe uma responsabilidade em ser do PSL, que somos vidraças, que tudo reverbera em cima de nós‘”, contou o deputado à jornalista do grupo Globo.

Nas redes sociais, muitos internautas estão criticando os deputados que viajaram. A deputada federal eleita por São Paulo, Carla Zambelli, é uma das mais criticadas. A deputada teria gravado um vídeo, criticando o posicionamento de Olavo, mas apagou após os comentários.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. O comércio entre os dois países movimentou US$ 75 bilhões em 2018.