Em visita ao Brasil, Macri detona Maduro, o chama de ditador, e alega ‘fictícias eleições’

PUBLICIDADE

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, está visitando o Brasil, juntamente com a delegação de seu país, onde se encontra com Jair Bolsonaro. A sua chegada se deu nesta quarta-feira (16). O vizinho foi bastante duro diante das críticas ao governo de Nicolás Maduro.

Classificou o processo eleitoral ocorrido na Venezuela como sendo um ‘escárnio com a democracia’. Afirmou ainda que toda a comunidade internacional já se encontra ciente do fato do venezuelano ser um ditador, o qual busca se manter no poder por meio de ‘eleições fictícias’.

Nos últimos dias, o chamado ‘grupo de Lima’, que inclui o Brasil e mais doze Estados, anunciou que não iria reconhecer como legítima a reeleição do sucessor de Hugo Chávez.

Mauricio Macri, durante seu discurso, afirmou que, tanto o Brasil quanto a Argentina, reconhecem apenas a legitimidade da Assembleia Nacional da Venezuela. Trata-se do parlamento que é comandado pela oposição do regime do ditador.

Bolsonaro também falou, no encontro em um dos salões do Palácio do Planalto, sobre a calamitosa situação política e econômica vivida na Venezuela, estando em comum acordo com o temor sinalizado pelo chefe do Executivo do país vizinho.

Em tom bastante amigável, o presidente brasileiro demonstrou também a forte relação existente entre os governos da Argentina e do Brasil. Classificou Macri como sendo um ‘firme aliado’, defendendo a construção de uma América do Sul mais integrada.

Um assunto paralelo também esteve presente no encontro entre os dois. Trata-se dos esforços mútuos em se enfrentar o crime organizado que atua nas regiões vizinhas.